Notícias

Copergás lança nova chamada pública para aquisição de gás natural

A Copergás lança nesta sexta-feira (28/01) edital de chamada pública para aquisição de volumes adicionais de gás natural, destinados a atender a demanda atual do mercado e a dos próximos anos. A Companhia visa contratar 100 mil m³/dia, a partir de julho de 2022; 150 mil m³/dia em 1º. de janeiro de janeiro de 2023 e 250 mil m³/dia para os anos de 2024 e 2025.

Após o lançamento, as propostas podem ser encaminhadas para o e-mail chamadapublicagn@copergas.com.br, até o dia 11 de fevereiro. A previsão é que em 25 de fevereiro ocorra a escolha do vencedor e, em 4 de abril, a assinatura do contrato. Todos os documentos do processo estarão disponibilizados no site da Copergás (www.copergas.com.br) no próximo dia 28.

Essa é a primeira chamada pública do ano da Copergás, que segue buscando a diversificação dos seus supridores. Em agosto do ano passado, a Companhia assinou contrato com a Shell Energy Brasil, tornando-se a primeira distribuidora de gás canalizado do Brasil a ter outra supridora além da Petrobras, com fornecimento pela malha de gasodutos. O contrato é válido para 2022, com a aquisição de 750 mil m³ diários, e para 2023, com 1 milhão de m³ diários.

Para o presidente da Copergás, André Campos, a diversidade de supridores garante a oferta do combustível para novos usuários e fortalece a busca da Companhia por preços mais competitivos e estáveis.  “Fomos pioneiros no País nessa diversificação e saímos na frente na abertura do mercado do gás natural”, disse André. “E estamos agora, mais uma vez, agindo de olho no futuro, para garantir que o gás natural chegue aos pernambucanos sob as melhores condições possíveis, como deseja o governador Paulo Câmara e o secretário Geraldo Julio (Desenvolvimento Econômico)”.

O volume de gás natural distribuído hoje pela Copergás tem média de 1,6 milhão m³/dia, aos seus mais de 60 mil clientes. O planejamento da Companhia é de investir cerca de R$ 350 milhões em infraestrutura, nos próximos cinco anos. Nesse período, a rede de gasodutos deve ser aumentada em 490 km.

Histórico – A chamada pública anterior realizada pela Copergás foi lançada em 17 de setembro de 2020. Recebeu 18 propostas, de oito empresas. Após duas etapas de seleção, a Shell foi anunciada como a vencedora.