Notícias

Copergás participa de debate sobre o biogás em conferência internacional no Recife

O diretor técnico-comercial da Copergás, Fabrício Bomtempo, participa nesta sexta-feira (18)  de uma mesa de debates sobre o biogás, encontro promovido pela Cirsol (I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos), que está sendo realizada no Recife desde a última quarta-feira (16). Reunindo especialistas locais e internacionais, a Conferência discute a gestão de resíduos sólidos e seus impactos nas mudanças climáticas. O evento será encerrado nesta sexta.

Além de Fabrício, participam da mesa de debates Weine Wiqvist, conselheiro do governo da Suécia e diretor-gerente da Avfall Sverige, associação sueca de gestão de resíduos e reciclagem; Hugo Santana, diretor-presidente da Cegás (concessionária do gás natural do Ceará); Thales Motta Júnior,  diretor da GNR Fortaleza, produtora de biometano no Ceará, e Jussara Tassini, gerente de energia e eficiência energética da Vivo.

O debate começa às 9h e vai até as 12h, com transmissão pelo canal do YouTube da Cirsol (https://www.youtube.com/channel/UChrYolyHwYDn915hibEyJpA). Também é possível a participação presencial, no local onde acontece o evento – Museul Cais do Sertão (Armazém 10, Av. Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife). Confira mais informações e a programação aqui no site da Conferência: https://www.cirsol.com.br/

Na abertura, nesta quarta-feira, o governador Paulo Câmara lançou o Plano de Descarbonização de Pernambuco e assinou decreto para a neutralidade de emissões de carbono até 2050. Também criou o Comitê Estadual Pernambuco Carbono Neutro (CEPEN), que terá a finalidade de apoiar e monitorar a execução do Plano de Descarbonização.

A Copergás é parceira do Estado no compromisso com a sustentabilidade, explicou Fabrício. “Um dos pilares desse Plano está relacionado ao tratamento de resíduos nos aterros sanitários”, afirmou. “O tratamento de resíduos está relacionado à produção do biogás, existe um potencial muito grande que pode ser aproveitado não só nos aterros sanitários, mas em outras atividades, como na agricultura, na destinação de resíduos orgânicos”.

O diretor técnico-comercial  da Copergás antecipou que, no debate desta sexta-feira, vai detalhar a iniciativa da Companhia em lançar uma chamada pública específica para o biometano, ocorrida em fevereiro, e ressaltar a importância do papel das distribuidoras de gás como indutores de novos projetos do combustível.

Segundo Fabrício, a cadeia do biometano (combustível produzido a partir do biogás) ainda é muito incipiente no Brasil, e precisa ser incentivada. “Nós, como distribuidores e compradores de biometano, precisamos sinalizar para o mercado que temos este interesse e este compromisso com a sustentabilidade, de forma que os potenciais produtores possam se articular no sentido de haver uma integração com as empresas detentoras de tecnologia e com os órgãos de fomento e financiamento desses projetos”, defendeu. “A articulação dessa cadeia em Pernambuco precisa ser provocada, e a Copergás,  de forma pioneira, está trabalhando para  que essa articulação ocorra e nós possamos viabilizar vários projetos nos próximos anos”.