Gás Natural

Veicular Veicular
Residencial Residencial
Comercial Comercial
Industrial Industrial
Geração Geração

SOBRE O GÁS NATURAL

O Gás Natural é uma fonte de energia limpa, de origem fóssil, encontrada nas camadas mais profundas no subsolo e procedente da decomposição da matéria orgânica espalhada entre os extratos rochosos. Constituído principalmente por metano, pode ou não estar associado ao petróleo:

GÁS ASSOCIADO

Quando, na jazida, há maior presença de petróleo do que de gás. Neste caso, a produção de gás é determinada diretamente pela produção do óleo.

GÁS NÃO ASSOCIADO (GNA)

Quando há predominância de gás. Neste caso, só se justifica comercialmente produzir o gás. As maiores ocorrências de gás natural no mundo são de GNA, que é mais viável do ponto de vista econômico, devido ao grande acúmulo de propano e de hidrocarbonetos mais pesados.

Tal e como é extraído das jazidas, o gás natural é um produto incolor, inodoro e mais leve que o ar, dissipando-se rapidamente em caso de vazamento. Além disso, não é tóxico, apresenta baixos teores de contaminantes, como nitrogênio, dióxido de carbono e compostos de enxofre. Tudo isso faz do gás natural uma alternativa de energia ecológica e não poluente.

Para a distribuição, o gás passa por processamento específico para desidratação e fracionamento, que resulta em três produtos: gás natural processado, gás liquefeito de petróleo (GLP) e gasolina natural, sendo o primeiro, o gás natural, que é comercializado pela Copergás.

AS APLICAÇÕES

O gás natural pode ser utilizado como combustível nos mercados industrial, comercial, residencial e automotivo, substituindo o óleo diesel, gasolina e álcool, ou no processo de cogeração de energia elétrica. A aplicação do produto é possível em vários segmentos, atendendo às determinações ambientais e contribuindo de forma eficaz e eficiente no controle dos processos, segurança e qualidade.

Dessa forma, o gás natural participa direta ou indiretamente da vida de toda a população e está se tornando uma das melhores alternativas energéticas no Brasil.

COMPOSIÇÃO E PROPRIEDADES


Componentes

% Volumétrica

Metano

89,24

Etano

7,86

Propano

0,24

Butano e Mais Pesados

0,05

N2

1,34

CO2

1,25

O2

0,02

Total

100

H2S (Gás Sulfídrico) – mg/m3

0,4

Enxofre Total – mg/m3

8,4

PCS (@ 20ºC, 1 atm)

9.205 Kcal/m³

PCI (@ 20 ºC , 1 atm)

8.307 Kcal/m³

Condições de referência: T = 20 ºC  e  P = 1 atm


Componentes

Média

Poder Calorífico Superior

9400 Kcal/m³

Poder Calorífico Inferior

8500 Kcal/m³

Densidade Relativa (AR @ 20ºC, 1 atm)

0,63 Kg/m³

Massa Específica (@ 20 º , 1 atm)

0,78 Kg/m3

Peso Molecular Médio

18,064 g/mol

Fator de Compressibilidade R-K

0,9973 (@ 20 º C, 1 atm)

Viscosidade

0,010816 cP

Cp/Cv

1,2816

Ponto de orvalho

– 56 ºC

Ponto de ignição

482 – 632ºC

Limite inferior de inflamabilidade da mistura (@ 20º, 1 atm)

5 % vol Ar

Limite superior de inflamabilidade da mistura (@ 20º, 1 atm)

15 % vol Ar

FAQ (Perguntas frequentes)

O gás natural é uma energia de origem fóssil, resultado da decomposição da matéria orgânica do interior da Terra. Ele é encontrado acumulado em rochas porosas no subsolo, frequentemente acompanhado por petróleo, constituindo um reservatório de onde é extraído. Composto principalmente pelo hidrocarboneto metano (CH4), o gás natural caracteriza-se por sua eficiência, limpeza e versatilidade. Bastante econômico em comparação com outros combustíveis, ele é utilizado em indústrias, comércio, residências e veículos. É altamente valorizado em consequência da progressiva conscientização mundial da relação entre energia e o meio ambiente. O gás natural é totalmente inodoro. Nele é adicionado um odorante à base de Mercaptan para proporcionar o cheiro característico. As especificações do gás para consumo são ditadas pela Portaria nº 104, de 2002, emitida pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Além da sua composição e de ser mais seguro, o GN dispensa armazenamento, porque chega ao consumidor através de gasodutos, enquanto o GLP tem de ser armazenado em centrais de cilindros, tanques estacionários e botijões, ocupando espaços que poderiam ser utilizados para outras finalidades.

Sim. A economia do GN, em comparação com o GLP, pode chegar a até 60%, dependendo da situação e do segmento.

Sim. Ele é mais seguro que o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Em caso de vazamento, o GN se dissipa rapidamente, pois é mais leve que o ar. Além disso, as instalações do GN seguem rigorosamente as especificações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e do RIP (Regulamento de Instalações Prediais). Suas instalações são dotadas de registros de segurança em cada aparelho de consumo e no medidor, que podem ser desligados pelo próprio consumidor. E há, ainda, uma Central de Emergência da Copergás, que pode ser acessada pelos telefones 0800 281 2002 e 117, que ficam 24h à disposição dos usuários. Em todo o mundo, o número de acidentes com GN é muito baixo.

Por ser um produto puro desde a sua origem, o gás natural produz uma queima limpa e uniforme, que resulta numa combustão sem fuligem, cinzas, fumaça ou outros resíduos. Seu uso contribui para melhorar a qualidade do ar, reduzindo a poluição ambiental. Devido às suas características ecológicas, o gás natural é reconhecido como a melhor alternativa energética aos combustíveis tradicionais e representa evolução e compromisso com a natureza.

O gás natural não é armazenado em botijões. Ele circula por uma tubulação chamada de gasoduto, pela qual é transportado diretamente das fontes de petróleo marítimas ou terrestres até à estação da Copergás. A partir daí, o gás natural é levado por uma segunda rede de gasodutos para distribuição até o local de consumo. Os gasodutos são construídos em aço especial ou em tubos de Polietileno de Alta Densidade (PEAD).

É a Copergás, empresa fundada em 1992, que hoje distribui gás natural para os segmentos industrial, automotivo, residencial, comercial e de geração e cogeração de energia. Sua rede de dutos contempla a Região Metropolitana do Recife e o interior do Estado. A Copergás é uma empresa de economia mista, tendo como sócio majoritário o Governo do Estado de Pernambuco, com 51% das ações, e dois sócios privados, que são a Petrobras Gás S/A Gaspetro e a Mitsui Gás e Energia do Brasil Ltda. Cada um com 24,5% das ações.

Sim. Por ser mais leve que o ar, ele sobe facilmente e chega a qualquer andar dos prédios sem precisar de compressor.

Sim. O Gás Natural Veicular (GNV) é totalmente seguro para os veículos que realizam sua conversão em oficinas credenciadas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Esses estabelecimentos passam por inspeção anual do Detran e do próprio Inmetro.

Independentemente de qualquer outra análise, o GNV vai gerar economia, que pode variar dependendo da forma de condução e do modelo do veículo. Na média, o GNV permitirá um rendimento de 20% a 30% melhor em relação à gasolina, podendo chegar a até 50%, quando comparado com o etanol. Como exemplo, um veículo que percorre 10 km com um litro de gasolina rodará de 12 a 13 km com um metro cúbico de GNV. Como o GNV é mais barato que a gasolina e o etanol, a economia no bolso do consumidor pode passar dos 50%.

Não. O GNV é um combustível de origem fóssil, assim como a gasolina, e suas propriedades físico-químicas não prejudicam o motor dos veículos. Além de instalar corretamente o sistema de GNV, as oficinas credenciadas pelo Inmetro fazem uma checagem de outros itens do veículo, tais como motor, suspensão, freios etc.

A grande maioria dos veículos pode ser adaptada para rodar com GNV. Através de uma inspeção específica, as oficinas credenciadas pelo Inmetro poderão determinar se o veículo possui as condições para a conversão.

A listagem pode ser consultada neste endereço: http://www.inmetro.gov.br/inovacao/oficinas/lista_oficinas.asp

Pernambuco conta com uma rede de 94 postos, cobrindo da Região Metropolitana do Recife ao Sertão. A localização de cada um deles pode ser conferida no site da Copergás, através do link https://novo.copergas.com.br/atendimento/postos-gnv-pe/, e no aplicativo GNV/PE, disponível para iOS e Android.