Responsabilidade Socioambiental

No campo da responsabilidade social,  a Copergás tem implantado ações de fortalecimento de sua atuação junto à sociedade pernambucana. A Companhia desenvolve políticas de incentivo que atendem a quatro pontos específicos: Educação, Meio Ambiente, Esportes e Cultura. 

ENTIDADES SOCIAIS PATROCINADAS

ALDEIAS INFANTIS
A Aldeias Infantis SOS Brasil é uma Organização não governamental e sem fins lucrativos que promove ações na defesa e garantia dos direitos de crianças, adolescentes e jovens por meio de uma atuação de desenvolvimento sócio comunitário. Projeto aprovado pela Lei Rouanet.

FUNDAÇÃO TERRA
A Fundação Terra oferece atividades socioeducativas e culturais visando a construção de uma consciência cidadã e o estímulo ao protagonismo infanto-juvenil. A entidade foi criada pelo padre Airton Freire, na comunidade denominada Rua do Lixo, em Arcoverde, município a 256 km do Recife. O projeto aprovado atende 255 crianças e adolescentes.

ARIA SOCIAL
Instituição sem fins lucrativos, a Associação Ária Social Espaço de Dança e Arte atende diretamente 450 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, a partir de 6 anos de idade. Oferece gratuitamente aulas de dança, música, português e teatro, além de apoio psicossocial aos alunos e seus familiares. O projeto aprovado atende jovens com síndrome de Down.

MOVIMENTO PRÓ-CRIANÇA
Fundado em 27 de julho de 1993, pelo então arcebispo de Olinda e Recife, D. José Cardoso Sobrinho, o Movimento Pró-Criança (MPC) é uma entidade sem fins lucrativos, ligada à Igreja Católica, que visa minimizar as dificuldades vivenciadas pelos jovens carentes da Região Metropolitana por meio de trabalhos sociais. O projeto apoiado estimula a formação artística de crianças e adolescentes de baixa renda.

IMIP
O Instituto de Medicina Integral Fernando Figueira – IMIP é a principal entidade filantrópica de Pernambuco na área da assistência médico-social.

EMPRESA SOLIDÁRIA
Por apoiar as ações do IMIP, a Copergás recebeu o Selo Empresa Solidária. O selo identifica as empresas que apoiam o IMIP. Hoje, o IMIP conta com a contribuição de mais de 60 empresas.

INSTITUTO NEGRALINDA
O Instituto Negralinda, uma organização de responsabilidade social, foi criado em 2020 por lideranças femininas da Ilha de Deus, com o objetivo de sensibilizar, qualificar e incentivar outras mulheres de comunidades que desejam se tornar empreendedoras sociais. Em 2010, foi criado e desenvolvido o Projeto de Turismo de Base Comunitária na Ilha de Deus, comunidade pesqueira da zona sul da cidade do Recife, situada numa das maiores reservas de mangue em área urbana do Brasil, onde 90% de seus moradores são pescadores que sobrevivem da pesca e extração de insumos desse ecossistema. O projeto aprovado incentiva a formação de mulheres empreendedoras em comunidades periféricas.

PATROCÍNIO DIRETO, LEI ROUANET E LEI DO AUDIOVISUAL

A Copergás também tem grande participação no apoio e suporte a projetos variados e de grande impacto na sociedade pernambucana, por meio do Patrocínio Direto, da Lei Rouanet e da Lei do Audiovisual.

ACELERE NO ENEM
A iniciativa “Acelere no Enem” proporciona aos estudantes novas possibilidades de preparação para o exame nacional, com qualidade e ferramentas destinadas a impulsionar o aprendizado. O projeto colocou ao alcance de milhares de jovens o acesso a uma preparação de alto nível, além do acompanhamento de um conjunto de renomados professores do Estado. Tudo isso de forma 100% gratuita.

SOPA AMIGA
Programa criado com o objetivo de aproveitar o excedente não comercializado de produtos hortícolas, que são utilizados para a produção de uma sopa concentrada, distribuída por meio do Ceasa/Recife à população em situação de vulnerabilidade social. O “Sopa Amiga” complementa a dieta alimentar de usuários de creches, orfanatos, associações comunitárias, escolas e outras comunidades carentes da Região Metropolitana do Recife.

BARQUEIROS DO MARCO ZERO
Em parceria com a Prefeitura do Recife, essa iniciativa beneficia barqueiros que fazem a travessia entre o Marco Zero e o Parque das Esculturas, no Bairro do Recife. Eles recebem capacitação em qualidade no atendimento, sustentabilidade, segurança e turismo criativo, e ganham fardamento composto por coletes salva-vidas, camisas UV e bonés. Além disso, suas embarcações foram reformadas.

GANHE O MUNDO
O Programa Ganhe o Mundo (PGM) foi iniciado em 2012 pelo Governo do Estado de Pernambuco, com o intuito de enviar estudantes do ensino médio estadual para intercâmbios em países de língua inglesa e espanhola. A Copergás tornou-se parceira da Secretaria de Educação, com a oferta de malas novas e padronizadas para todos os selecionados. O PGM promove aos alunos da Rede Pública do Estado a oportunidade de um futuro melhor, pois o conhecimento de outro idioma notadamente constitui-se como forma eficaz de conferir destaque ao currículo, auxiliando sua capacidade de comunicação, abrindo-lhe portas num mercado de trabalho cada vez mais globalizado e competitivo.

FENEARTE
Considerada a maior feira de artesanato da América Latina, a Fenearte exibe as mais expressivas criações artesanais do Brasil e do mundo.  Além de patrocinar, a Copergás também fornece o gás natural para a praça de alimentação do evento. A Feira tem como objetivo primordial apoiar o artesanato do nosso Estado, firmando-o como atividade econômica geradora de ocupação e renda para milhares de artesãs e artesãos.

SALVA ARTE
Também tendo como parceiro a Prefeitura do Recife, o projeto “Salva Arte – Cores inclusivas” apresentou novos artistas e contribuiu com a requalificação do calçadão da praia de Boa Viagem, dando um presente cheio de beleza e significado cultural tanto à população recifense quanto aos turistas nacionais e internacionais que visitam a cidade.  O projeto revitalizou seis antigos postos salva-vidas da Avenida Boa Viagem, no Recife, um dos símbolos mais icônicos da cidade. O projeto apresentou o talento de seis artistas urbanos, todos residentes no Recife, baseados em ritmos consagrados do Estado: frevo, mangue beat, maracatu, brega, coco de roda e ciranda.

CINE PE
Um dos mais importantes festivais do audiovisual do Brasil, o CINE PE cria oportunidades para o desenvolvimento da produção audiovisual no âmbito de Pernambuco, valorizando tanto os cineastas que expõem suas obras quanto o público contemplado com a mostra e efervescência cultural da região. O apoio ao CINE PE, que já ocorre há alguns anos, demonstra o compromisso da Companhia em fomentar a cultura no Estado de Pernambuco e valorizar a produção audiovisual.

BAILE DO MENINO DEUS
A Copergás patrocina esse espetáculo, apresentado no Recife, durante o Ciclo Natalino. Trata-se de uma importante manifestação artística e cultural, que proporciona à população em geral, de diferentes faixas etárias e classes sociais, o acesso gratuito a um grandioso espetáculo teatral ao ar livre.

PRÊMIO JANEIRO DE GRANDES ESPETÁCULOS
A Copergás apoia este que é o é o único prêmio de artes cênicas do Estado de Pernambuco, que abrange Teatro, Dança, Circo e Música. O apoio ao Prêmio reforça o compromisso da Companhia na divulgação dos valores do nosso Estado e na busca do desenvolvimento da produção cultural local.

REC BEAT
A Copergás participou de três edições, desse que é um dos mais importantes festivais de música do Brasil. O REC BEAT apresenta sonoridades de todo o mundo, além de ícones da música pernambucana brasileira, numa programação inteiramente gratuita durante os quatro dias de carnaval, reunindo um público superior a 120 mil pessoas.

OFICINA CERÂMICA FRANCISCO BRENNAND
O projeto realizou, com o apoio da Copergás, foi organizada uma exposição inédita do acervo do artista plástico Francisco Brennand, morto em 2019. Foram expostas cerca 1.500 obras do artista nos espaços expositivos da Oficina Brennand.

MOSTRA ITINERANTE JOÃO CÂMARA
Considerado um dos mais expressivos e consagrados pintores do País, João Câmara teve a mostra itinerante “Trajetória e Obra de um Artista Brasileiro” apoiada pela Copergás. Paraibano, nascido em 1944, mas radicado em Pernambuco desde a juventude, Câmara expôs cerca de 80 das suas pinturas no Museu do Estado de Pernambuco e no Museu Afro Brasil (São Paulo).

50 ANOS DO QUINTETO VIOLADO
A Copergás patrocinou o evento que comemorou essa marca histórica do quinteto musical pernambucano, que contou com turnê e lançamento de livro e DVD. Trata-se do grupo nordestino mais antigo em atividade no Brasil. São 50 anos ininterruptos de uma trajetória irretocável e reconhecida.

ARTE NA USINA
Esse festival contou com o apoio da Copergás em duas edições. O “Arte na Usina” é realizado na Usina Santa Terezinha (no município de Água Preta, na Zona da Mata Sul de Pernambuco), onde a indústria sucroalcooleira deu lugar a um equipamento cultural para difundir e multiplicar as atividades desenvolvidas pela Usina de Arte, fomentando inovações culturais, econômicas e ambientais.

PERNAMBUCO RESTAURANT WEEK
A Copergás também tem apoiado o Restaurant Week, um dos maiores festivais gastronômicos do Brasil, presente em 13 cidades do País, conquistando um público maior a cada edição. Com o objetivo de oferecer o melhor da gastronomia a preços democráticos, recentemente, o festival marcou também a retomada do setor de gastronomia, fortemente impactado pela pandemia.

LIVRO DOS CHEFS
O projeto “Pernambuco – Livro dos Chefs” consistiu na produção e no lançamento de uma publicação apresentando a nova gastronomia pernambucana, através de minibiografias de vinte chefs e suas receitas icônicas. O patrocínio da Copergás é um reconhecimento público da atuação e do talento desses chefs que contribuem para a consolidação de Pernambuco como o terceiro mais influente polo gastronômico do Brasil.

CASACOR PERNAMBUCO
O apoio contínuo da Copergás à CASA COR PERNAMBUCO demonstra o compromisso da Companhia com a valorização dos segmentos de construção e da arquitetura do nosso Estado, contribuindo para o reconhecimento e a evolução do gás natural nesses segmentos.

ARQUITETURA, DECORAÇÃO E NEGÓCIOS
Realizada no shopping Rio Mar Recife, a oitava versão da exposição “Rio Mar Casa – Mostra de Arquitetura, Decoração e Negócios” reuniu, com o patrocínio da Copergás, 45 projetos arquitetônicos. O evento visou promover e fomentar negócios para os mercados de arquitetura, design e decoração, contribuindo para o reconhecimento e a evolução do gás natural nesses segmentos.

CONEXÃO RECIFE-MEDELLÍN COMPAZ
A Copergás apoiou a produção e o lançamento do livro “Conexão Recife-Medellín Compaz”, um manual para os prefeitos dos grandes centros urbanos do Brasil, buscando se inspirar em políticas públicas de resultados, que mudaram e estão mudando, completamente, o destino de cidades como Bogotá e Medellín, na Colômbia. Esses municípios colombianos são hoje referências internacionais em mobilidade urbana, redução da violência, diminuição da pobreza e desigualdade, e políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da primeira Infância.

CRAQUES DO ESPORTE
O “Craques do Esporte”, quadro em programa televisivo que visa incentivar a prática de esportes. Com o suporte da Copergás, divulgou as diversas modalidades esportivas, além de promover a inclusão social de novos atletas.

FUTSAL
A Copergás patrocinou a Taça brasil de Clubes de Futsal, promovendo a participação de jovens atletas de todas regiões do Brasil e buscando fomentar o Futsal brasileiro e realizar uma competição de alto rendimento.

JUDÔ
Com o apoio da Copergás, o projeto “Judô com Tiago Camilo” oferece estrutura de qualidade e profissionais capacitados para fomentar o esporte, como também auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem escolar para crianças matriculadas na rede de ensino do Recife. Tiago Camilo é um judoca brasileiro, campeão mundial, vice-campeão olímpico e tricampeão pan-americano nas categorias médio, meio-médio e leve

 

LEIS DE INCENTIVO AO ESPORTE

A Copergás tem sido a principal apoiadora diversos projetos importantes aprovados por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Essa lei foi sancionada em dezembro de 2015 e tem se apresentado como alternativa fundamental no fomento ao esporte educacional, de base, de rendimento e de lazer no Estado. A Copergás também apoia projetos por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte (LIE).

TIME AQUÁTICO
O projeto “Time Aquáticos PE” viabilizou a participação de atletas da base e de alto rendimento – nas modalidades natação, maratona aquática e polo aquático – em torneios nacionais. Os atletas representam, em campeonatos nacionais, clubes pernambucanos ou a própria Federação Aquática Pernambucana do Estado.

JOGOS ESTUDANTIS
O programa possibilita a participação de Instituições de Ensino Superior de Pernambuco, masculino e feminino, alcançando cerca de 400 universitários atletas, técnicos e coordenadores, em todos a competições regionais e nacionais – Jogos Universitários do Nordeste – JUNEs e nos Jogos Universitários Brasileiros – JUBs.

FUTEBOL
O projeto “Gerando Futebol II” realiza aulas de futebol, atendendo os âmbitos social e de alto rendimento. Crianças e jovens – dos sete aos dezessete anos de ambos os gêneros – são beneficiadas com materiais de qualidade, acompanhamento psicológico, alimentação adequada e recursos humanos especializados.

NOSSO CLUBE
O projeto “Nosso Clube Instituto Vitaliza” atende meninas dos nove aos dezessete anos de baixa renda, em situação de risco social, aptas a praticarem atividades físicas. Elas devem estar regularmente matriculadas na rede pública de ensino e terão aula duas vezes por semana. O objetivo é reduzir a evasão escolar; afastar as crianças da criminalidade e das drogas; promover a integração do programa com as comunidades locais e as escolas.

BASQUETE COM ADRIANINHA
O projeto “CESTA DOS SONHOS” implantou dois núcleos de ensino e treinamento especializados em basquetebol, atendendo 120 crianças e adolescentes, dos sexos feminino e masculino, com idades entre oito e dezoito anos. O projeto tem a participação da ex-atleta da Seleção Brasileira de Basquetebol Adriana Moisés Pinto – a Adrianinha.

TALENTOS NO BASQUETE
O projeto promove o treinamento e a participação de atletas e equipes esportivas de basquete em competições estaduais, interestaduais, nacionais e internacionais, ampliando o acesso à pratica esportiva dos estudantes da rede pública e particular de ensino do Recife e da Região Metropolitana (Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes).

MEIA MARATONA DOS FORTES HISTÓRICOS
O evento, ligado ao Calendário oficial de provas da Federação Pernambucana de Atletismo, visa estimular a prática da atividade física da população, ao mesmo tempo que oferece uma prova oficial para os atletas de alto-rendimento da modalidade. A corrida, a primeira do gênero, foi realizada nos fortes históricos dos municípios de Olinda e do Paulista.

DUDU TRINDADE
Trata-se de patrocínio a um jovem promissor do esporte automobilístico. O atleta pernambucano Dudu Trindade iniciou sua trajetória no automobilismo aos 10 anos, no Kart, e, aos 15 anos, fez a transição para o carro, tendo conquistado diversos pódios e se sagrado campeão da Sprint Race International Cup 2019.

DOAÇÕES

Seguindo o seu compromisso de ser solidário com a sociedade onde está inserida, a Copergás enxerga no ato de doar uma importante iniciativa colaborativa que pode mudar para melhor a vida das pessoas beneficiadas. As ações nessa direção são variadas e atendem a diversos segmentos da sociedade pernambucana. Entre eles podemos citar: os Fundos do Idoso, Fundos da Criança e do Adolescente, Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) e o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD). Também se enquadram nessa iniciativa as contribuições em momentos emergenciais, como no enfrentamento da Pandemia da Covid-19 e no auxílio às vítimas das fortes chuvas que atingiram Pernambuco.

HOSPITAL DO CÂNCER
A Copergás doou 93 computadores prontos para uso, 200 calças jeans antichamas e mais 834 itens de mobiliário e eletrônicos para o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). No total, foram 1.127 produtos, todos em estado seminovo, com exceção das calças antichamas, que nunca foram usadas. O material fazia parte do acervo da Copergás e não estava mais sendo utilizado devido a padronizações seguidas pela Companhia.

POLÍCIA MILITAR
A Copergás doou o material de construção para a reforma do Posto de Policiamento Comunitário da Polícia Militar de Pernambuco localizado na Praça Cidade do Porto, em Boa Viagem, próximo à sede da Companhia. A PMPE entrou com a mão-de-obra. O Posto funciona durante todo o dia, e sua área de atuação vai de Brasília Teimosa a Setúbal, na Zona Sul do Recife. O material doado pela Copergás incluiu tintas, tubos, pisos, cimento e outros itens.

SAÚDE PÚBLICA NA PANDEMIA
A Copergás doou 500 mil reais à Saúde Pública de Pernambuco durante o período mais crítico da pandemia da Covid-19 no Estado. Os recursos foram utilizados para a aquisição de ventiladores e equipamentos de proteção individual (EPI’s). A doação foi feita por meio da Fundação Alice Figueira de Apoio ao IMIP.

POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RISCO
Também durante o período da pandemia da Covid-19, a Copergás, por meio da ONG Novo Jeito, doou 800 cestas básicas à população em situação de risco da Região Metropolitana do Recife. A Companhia se integrou à iniciativa “Empresários por Pernambuco”, que reúne entidades da sociedade, com o apoio do Governo do Estado e das Prefeituras. Cerca de 12 toneladas de alimentos foram distribuídas em diversas comunidades da Região Metropolitana do Recife. Oitocentas famílias foram beneficiadas com a doação.

INCUBADORA PORTO SOCIAL
A Copergás doou 1 mil cestas básicas para o combate à fome no Recife. As doações foram realizadas em seis comunidades com populações em situação de vulnerabilidade social. As cestas básicas adquiridas pela Copergás foram entregues à Associação Incubadora Porto Social. A distribuição foi realizada pelo Projeto Bem Infinito.

APOIO A DESABRIGADOS
A Copergás doou 500 colchões, 500 travesseiros e kits de jogos de cama (cada um deles com três lençóis e seis fronhas) para as famílias atingidas pelas fortes chuvas registradas em Pernambuco. A entrega foi feita em centros de recebimento de donativos no Recife, Olinda, São Lourenço da Mata e Moreno. As doações beneficiaram pessoas que tiveram suas casas destruídas ou invadidas pelas águas.

IDOSOS – PROJETO HUMANIDADE
Por meio do Fundo Estadual dos Direitos do Idoso de Pernambuco – Fedipe, a Copergás apoiou o Projeto Humanidade, que tem por objetivo articular e desenvolver a defesa dos direitos das Pessoas Idosas residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s) no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP

CRIANÇAS E ADOLESCENTES
A Copergás destina recursos para os Fundos da Infância e da Adolescência – FIA, que são utilizados no atendimento das políticas, programas e ações voltados para a promoção, proteção, defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes pernambucanos. Esses recursos são distribuídos mediante deliberação dos Conselhos de Direitos nos diferentes níveis de Governo (União, Estados e Municípios). Em Pernambuco, esse trabalho é desenvolvido pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA/PE, instituído pela Lei n 10.486/1990. Cabe ao CEDCA/PE formular a política de proteção, promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, estabelecer critérios para utilização dos recursos programas e ações de assistência integral à criança e ao adolescente, fiscalizar a sua aplicação, dentre outras.

NEUTRALIZAÇÃO DE CARBONO

A Neutralização de Carbono é uma forma voluntária para as empresas implementarem ações que busquem neutralizar a emissão de gases de efeito estufa. O plantio de árvores, por exemplo, é uma dessas atividades. Essa ação também contribui para o reflorestamento e a conservação de matas, impactando positivamente o solo, a água e a biodiversidade.

DOAÇÃO DE MUDAS
A Copergás está doando todo ano 2.000 mudas de árvores nativas ao Serta (Serviço de Tecnologia Alternativa), no município de Glória do Goitá (Zona da Mata Norte). A iniciativa faz parte de uma ação da Companhia para neutralização do carbono por meio do plantio de árvores. Para chegar ao número de árvores a serem plantadas pela empresa, a Copergás utiliza calculadora de emissão de CO2 disponibilizada pela Comissão de Gestão Ambiental do Tribunal de Justiça do Paraná.
De acordo com os indicadores da Companhia, constatou-se que para compensar a emissão feita pela Companhia, de julho de 2020 a junho de 2021, seria necessário o plantio de 1.267 mudas – total inferior ao doado (de 2.000 mudas).  Os dados considerados incluem: consumo de energia elétrica, de gás natural, combustível da frota de veículos e geração de resíduos sólidos.