Copergás subsidia instalação de kit
Campanha quer incentivar conversões, com bônus de R$ 500 para os primeiros mil procedimentos. Taxa de regularização também reduziu o preço
Mirella Falcão
Quem fala hoje em converter o carro para abastecer com Gás Natural Veicular (GNV)? A procura pelo kit gás anda estagnada. Tanto que o número de convertedoras no estado, que já chegou a 30, hoje não passa de dez. Com o objetivo de incentivar as conversões e, com isso, aumentar o consumo do GNV, a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) vai subsidiar a instalação dos cilindros. Será dado um bônus de R$ 500 para as primeiras mil conversões realizadas a partir de ontem. A taxa de regularização do kit gás no Inmetro também caiu de R$ 150 para R$ 50. Outro estímulo ao uso do combustível é que, neste mês, o preço por metro cúbico cobrado nas bombas foi reduzido de R$ 1,76 para R$ 1,69.
Atualmente, a instalação do cilindro de 10 metros cúbicos está custando R$ 2 mil. “Estimular a instalação dos kits é muito importante. Cada kit instalado é mais um veículo que passará a abastecer com GNV”, comenta Aldo Guedes, presidente da Copergás. Espera-se que a conversão desses mil veículos eleve o consumo do estado em 30 mil metros cúbicos por dia. Atualmente, o GNV responde por uma demanda diária de 180 mil. “A nossa meta é voltar ao nível de 230 mil metros cúbicos, consumo registrado até 2008”, afirma Guedes. A frota de veículos convertidos está estimada em 40 mil.
A campanha já está estimulando o aumento de instaladoras, segundo a presidente do Sindicato das Convertedoras de GNV de Pernambuco, Lisonete Costa. “Nos últimos anos, o número de instaladoras foi reduzido a um terço. Mas cinco empresas que se descredenciaram já estão voltando ao mercado incentivadas pela campanha. Com isso, teremos um total de quinze convertedoras ainda neste mês”, comenta ela. A lista das convertedoras do estado pode ser conferida no site do Inmetro (www.inmetro.gov.br), na seção “Instaladores Registrados de GNV”.
Para obter o desconto, o consumidor deve procurar uma das instaladoras credenciadas pelo Inmetro. Inicialmente, será pago o valor normal da instalação. “Depois que o motorista regularizar o kit no Inmetro e no Detran, ela retorna à instaladora e recebe o bônus de R$ 500”, detalha Costa. Campanha semelhante foi realizada em 2004. Só que, na época, o bônus de R$ 500 não era em dinheiro, mas em GNV. Durante seis meses, foram convertidos 5 mil veículos. Agora, a estimativa é que o volume de mil conversões seja alcançado dentro de dois meses. “O bônus em dinheiro é melhor, porque o motorista terá a percepção de que obteve mais rapidamente o retorno do investimento no kit gás a partir da economia com o combustível”, defende Costa.
A campanha é limitada para as primeiras mil conversões. “Mas dependendo do resultado podemos renovar o incentivo”, adianta Guedes. Sobre o desestímulo do governo federal, que chegou a dizer que a prioridade não era destinar o gás para o GNV e sim para as térmicas, Guedes diz que nunca houve problema de desabastecimento no estado. “Em nenhum momento faltou gás para os carros. A redução do consumo de GNV se deve aos aumentos dos últimos anos e ao equívoco de muitos consumidores dejulgar o álcool uma opção mais econômica que o GNV”, defende o presidente da Copergás. Como o rendimento do GNV é o dobro, o etanol teria que custar menos de R$ 1 para ser mais vantajoso. Sobre os reajustes, Guedes promete que o gás vai baixar ainda mais nos próximos meses. “A expectativa é que o próximo reajuste seja negativo”, garante ele.
Fonte: Diario de Pernambuco – Economia – 11/05/2010