Notícias

Copergás e Ipem fazem parceria para medição de gás veicular

         Buscando aperfeiçoar o sistema de medição do GNV (Gás Natural Veicular) em Pernambuco, a Copergás reuniu nesta quinta-feira (2), no auditório da Companhia, técnicos de metrologia do Ipem – Instituto de Pesos e Medidas.  O órgão é o responsável no Estado pela medição de combustíveis, entre eles o GNV.
            O encontro foi aberto com uma apresentação da Copergás feita pelo engenheiro operacional Clebson Campelo. Logo após, o engenheiro operacional Rafael Mendes abordou os equipamentos de medição e foi seguido pelo mantenedor de rede, Rafael Pereira, que tratou das principais características do gás natural. Ainda pela Copergás, o auxiliar técnico operacional Robson Clay explicou sobre cálculos de correção volumétrica e energética, e o técnico operacional Rafael Gerson explanou a respeito de softwares de medição.
            Juntamente com a Copergás, o Ipem já vistoriou dois postos de GNV no Recife. A medida busca encontrar o equilíbrio entre as medições feitas pelos dois órgãos e garantir maior segurança para os usuários do gás natural. Participaram do encontro, pelo Ipem, o coordenador de Metrologia Legal, Otaviano Araújo, e os metrologistas João Paudarco e João Pontes.
            Em Pernambuco existem 71 postos que fornecem GNV, com um consumo médio em torno de 150 mil metros cúbicos/dia. A rede de distribuição de gás natural no Estado é superior a 450km. Além do segmento veicular, a Copergás também distribui o energético para os setores industrial, comercial, residencial e cogeração totalizando um consumo médio próximo de 1 milhão de metros cúbicos/dia.
Fonte: Assessoria de Comunicação