Notícias

Copergás fortalece cultura de segurança por meio do programa liderança visível

No último dia 8 de junho, os diretores Felipe Valença, Roberto Zanella e Luciano Guimarães apresentaram um projeto inovador no auditório da sede da Copergás. Denominado “Liderança Visível”, o programa tem como objetivo fortalecer a cultura de segurança dentro da empresa, com foco na participação ativa dos líderes. Coordenadores, gestores e supervisores da empresa estiveram presentes na apresentação do programa.

O “Liderança Visível” está ancorado no normativo do setor de QSMS da Copergás (NOR-QSMS 018), que estabelece ações periódicas das lideranças da empresa com os colaboradores. O programa prevê ações diárias da liderança com suas equipes por meio de reuniões em que abordarão temas relacionados à segurança no trabalho. Outras medidas incluem realizar visitas, promover diálogos de segurança, avaliar a segurança das contratadas, discutir brevemente os temas nas reuniões, marcar encontros periódicos e estimular a reflexão sobre o tema com os colaboradores.

Segundo Roberto Zanella, diretor técnico-comercial, o programa Liderança Visível vem representar o conjunto de ações e o compromisso da Copergás com a segurança de todos os colaboradores envolvidos nas atividades da empresa, inclusive os terceirizados.

A supervisora da QSMS, Manuela Azevedo, ressaltou que a norma NOR-QSMS 018 faz parte do processo de melhoria contínua da Copergás. “Esse programa é resultado do empenho de nossos acionistas em promover melhorias constantes e terá como indicadores de desempenho o número de visitas técnicas realizadas pelas lideranças, bem como a proporção de cumprimento das ações previstas no programa”.

A Copergás está determinada a promover uma cultura sólida de segurança em todas as suas operações.  Em sua fala, o Diretor-Presidente, Felipe Valença, afirmou que “ao envolver ativamente todas as lideranças, a Copergás busca criar um ambiente de trabalho seguro, onde a segurança seja uma prioridade constante”. O diretor Presidente ainda reforçou que o sucesso do programa passa invariavelmente pelo apoio de todos os envolvidos. “Estamos construindo uma cultura de trabalho onde a segurança é assunto de primeira ordem. Para isso precisamos que toda a empresa esteja comprometida com o plano de ação apresentado no programa liderança visível. É um dever nosso garantir que esse belo programa saia do papel e possa ser realmente implementado”.