Notícias

Copergás participa de seminário sobre mercado do gás natural

O futuro do mercado do gás natural no Brasil e em Pernambuco e o aproveitamento do biogás e do biometano são os principais temas do seminário que acontece na próxima terça-feira (19), com participação e apoio da Copergás. Sob o título “Gás: o combustível da transição energética”, o evento será realizado das 14h30 às 18h, no auditório da Casa da Indústria, na sede da Fiepe – Federação das Indústrias de Pernambuco (Av. Cruz Cabugá, 767 – Santo Amaro).

Promovido pelo site Movimento Econômico, em parceria com a Fiepe, o seminário ocorrerá em formato exclusivamente presencial. As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas aqui.

A programação inclui palestras e debates, com a participação de empresários, especialistas e representantes de entidades ligadas ao setor. Pela Copergás, o assistente da DTC (Diretoria Técnica-Comercial), Fábio Morgado, participará de mesa-redonda, juntamente com Renato Cunha, presidente do Sindaçúcar (Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool), e Tamar Roitman, gerente-executiva da ABiogás (Associação Brasileira do Biogás). A mediação ficará a cargo de Anísio Coelho, vice-presidente da Fiepe.

Entre outros pontos, Morgado falará sobre a Chamada Pública lançada pela Copergás em fevereiro para aquisição de biometano. Quatro propostas foram selecionadas e a vencedora deve ser anunciada até o fim do mês. O volume mínimo de suprimento de biometano estabelecido pela Companhia é de 3 mil m³/dia. A data marcada para início do fornecimento é 1º de janeiro de 2024, com prazo de contratação de 10 anos.

Confira a programação:

Seminário “Gás: o combustível da transição energética”

14h30 – Abertura: por Ricardo Essinger, presidente da Fiepe (Federação das Indústrias de Pernambuco)

14h40 – Palestra: “O potencial do mercado de gás”, por Augusto Salomon, presidente-executivo da Abegás (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado)

15h00 – Mesa-redonda com Augusto Salomon, da Abegás; João Marcos, diretor da On Corp; Roberto Gusmão, presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, e Cid Caldas, coordenador-geral de Agroenergia do Ministério de Minas e Energia

15h40 – Palestra: “Biogás como solução energética descarbonizada”, por Plínio Nastari, presidente e CEO da Datagro Consultoria

16h00 – Mesa-redonda, com Fábio Morgado (Copergás); Renato Cunha (Sindaçúcar) e Tamar Roitman (ABiogás)

16h40 – Palestra: “O case da Cegás com o biometano”, por Hugo Figueirêdo, presidente da Cegás e do Conselho de Administração da Abegás

17h00 – Mesa-redonda: “Oportunidades de negócio no mercado de biometano e biogás”, com Hugo Figueirêdo (Cegás/Abegás) e Emanuel Dutra (professor da UFPE). Mediação de Roberto de Abreu e Lima, presidente da Adepe (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco)