Gasoduto para polo médico
Nova rede vai passar por 14 ruas da Ilha do Leite, totalizando três quilômetros, no prazo de 60 dias
Dentro de 60 dias, o polo médico poderá ser abastecido com gás natural. Esse é o prazo para a conclusão das obras de instalação da nova rede de gás que passará por 14 vias da Ilha do Leite. São quase 3 km de gasodutos, com um investimento aproximado de R$ 680 mil. A rede está sendo construída pela Tecmaster, seguindo o Método Não-Destrutivo (MND), com a introdução da tubulação sem abertura de valas. O potencial de consumo do polo médico é de 50 mil metros cúbicos por dia.
A instalação da tubulação começou ontem. Ao todo, a obra vai envolver 70 profissionais. Segundo o diretor comercial da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), Jailson Galvão, o polo médico possui um grande potencial de consumo. “O uso do gás natural em centros hospitalares é de grande valor por diversas questões. Uma delas é o fator ambiental, pela queima mais limpa. Outra é por oferecer abastecimento contínuo de energia, e ainda há o lado econômico, pois é um produto mais viável financeiramente em comparação com outros energéticos”, compara ele.
O gás natural pode ser utilizado para aquecimento de água, em caldeiras, para abastecimento de fornos e fogões, secadoras, geradoras de energia e aparelhos de ar-condicionado, em substituição ao gás liquefeito de petróleo (GLP) e a energia elétrica. “O gás natural também é mais seguro por se dispersar rapidamente em casos de vazamento e não necessitar de armazenamento no local. Outras vantagens são o baixo custo de manutenção e o pagamento somente após o consumo”, destaca Galvão. Atualmente, o único cliente hospitalar da Copergás no estado é o Hospital Português, que tem um contrato de 923 metros cúbicos por dia.
Além de abastecer cerca de 417 hospitais e clínicas que funcionam no bairro, a nova tubulação poderá atender prédios residenciais, como já ocorre em outras localidades do Recife. A extensão da rede da Copergás hoje é de 460 km (já incluindo os 120 km do gasoduto Recife-Caruaru). Atualmente, a empresa já atende uma área na Zona Sul, que vai das proximidades da Antônio Falcão, Shopping Recife, Setúbal, Avenida Bernardo Vieira de Melo (Piedade e Candeias) até a Praia do Paiva. O uso do gás natural empregado pelos segmentos industrial, veicular, comercial e residencial soma 1 milhão metros cúbicos/dia.
A nova rede de gás natural vai passar pela Rua Joaquim Ignácio, Avenida Agamenon Magalhães, Rua do Paissandu, Praça Chora Menino, Avenida Lins Petit, Rua das Fronteiras, Rua Estado de Israel, Praça Miguel de Cervantes, Rua Frei Matias Teves, Rua Francisco Alves, Rua Antônio Gomes de Freitas, Rua Doutor João Asfora, Rua Jornalista Trajano Chacon e Rua Senador José Henrique. A Copergás garante que tubulação será introduzida sem abertura de valas e que, ao finalizar a obra, o asfalto será totalmente refeito nos pontos de interferência. (Mirella Falcão)
Endereços a serem atendidos pela nova rede:
1 – Rua Joaquim Ignácio, 2 – Av. Agamenon Magalhães, 3 – Rua do Paissandu, 4 – Praça Chora Menino, 5 -Av. Lins Petit, 6 – Rua das Fronteiras, 7 -Rua Estado de Israel, 8 – Praça Miguel de Cervantes, 9 – Rua Francisco Alves, 10 – Rua Antonio Gomes de Freitas, 11 – Rua Dr. João Asfora, 12 – Rua Jornalista Trajano Chacon e 13 – Rua Senador José Henrique.
Fonte: Diario de Pernambuco / Economia / 18-05-2011