Governo leva mais desenvolvimento ao Interior

Levar gás natural para todo o Estado. É o que vai fazer o Gasoduto da Interiorização, que teve sua primeira etapa inaugurada segunda-feira pelo governador Eduardo Campos. Com 120 km de extensão, o trecho Recife-Caruaru vai levar desenvolvimento e competitividade às empresas instaladas no Interior do Estado.
O Gasoduto Recife-Caruaru vai nos ajudar a equilibrar o desenvolvimento econômico em Pernambuco. No sentido de interiorizar as ações do Governo, superamos diversos gargalos como o da água e do conhecimento. Agora chega o gás a Caruaru, o que vai atrair novos empreendimentos para o Interior”, afirmou Eduardo, durante a solenidade de inauguração no Distrito Industrial de Caruaru.
Construído e operado pela Copergás, empresa de economia mista que tem como sócios o Governo do Estado, a Petrobras Gás S.A. – Gaspetro e a empresa japonesa Mitsui, o Gasoduto vai garantir o fornecimento do combustível limpo e mais barato para indústrias. A tubulação de 12 polegadas, com revestimento anticorrosivo, vai transportar 1 milhão de metros cúbicos por dia. O investimento total na obra foi de R$ 116 milhões.
Além de levar desenvolvimento, o Gasoduto da Interiorização também dialoga com a preservação do meio ambiente. Por ser mais leve que o ar, o gás natural é uma fonte de energia limpa e que tem ainda a vantagem de ser mais seguro em casos de vazamentos, pois é rapidamente dissipado na atmosfera. Além de atender ao setor industrial, o gás natural atenderá aos setores automotivo, comercial e residencial.
Distribuição – Ao lado do vice-governador e secretário de Saúde, João Lyra Neto, do diretor-presidente da Copergás, Aldo Guedes, e do prefeito de Caruaru, José Queiroz, Eduardo também lançou a pedra fundamental que marca o início da construção da Central de Abastecimento que vai levar o gás natural comprimido – GNC para os mais diversos rincões do Estado. O Governador ambém assinou uma Lei que retira o ICMS do gás que vai ser transportado por carretas até as cidades onde o gasoduto não vai chegar. “Desta forma compensamos o preço do frete e garantimos o abastecimento para todo o Estado”, explicou Eduardo.
Entre as regiões que serão atendidas pela Central, o Polo Gesseiro do Araripe será uma das mais beneficiadas. “O GNC será uma opção de energia limpa para os empresários que não podem mais queimar lenha, por questões ambientais. O gás, além de atrair mais empreendimentos e levar o desenvolvimento para o Interior, é uma ferramenta para cuidar melhor do meio ambiente”, garantiu Eduardo. A licitação para a construção da Central terá início no próximo dia 28.
Diario Oficial de Pernambuco – 23/12/2009

Sair da versão mobile