Notícias

Treinamento de segurança simula vazamento na rede da Copergás

                Mais de 20 profissionais estarão envolvidos no simulado de emergência que a Copergás realiza amanhã (17), pela manhã. O treinamento servirá para testar o Plano de Ação de Emergência (PAE) da Companhia, elaborado pela Coordenação de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (CQSMS), e vai simular o vazamento em uma junção na válvula da ERP (Estação de Redução de Pressão) localizada na Unidade Operacional de Paratibe, município de Paulista.
                Para dar maior veracidade ao treinamento, está programada a reprodução de um vazamento com desprendimento de gás a uma altura aproximada de 3 metros. O simulado será realizado pela manhã envolvendo, além da equipe da CQSMS, o pessoal da Gerência de Distribuição. Estarão em operação equipes que compõem a Emergência da empresa. O primeiro acionado será do grupo de Plantão, por meio do telefone 0800 281 2002. Em seguida, o Grupo de Ação Direta (GAD) entra em atividade juntamente com o Grupo de Ação de Reparos (GAR), que concluirá os trabalhos com a interrupção do vazamento.
                Embora não conste a existência de vítimas, uma funcionária vai encenar uma queda devido ao susto pelo barulho do vazamento. Para o coordenador de SMS da Copergás, Guilherme Monteiro, “o objetivo do simulado é permitir que todos os participantes tomem conhecimento dos passos necessários para atuar com segurança e precisão numa situação concreta”. 
O simulado programado pela Copergás é considerado de nível 2 e foi baseado em situação semelhante ocorrida na companhia no ano passado. Durante a encenação haverá uma equipe de avaliadores que registrarão todos os acontecimentos. Posteriormente, o grupo vai analisar, em reunião, todas as etapas do simulado e seus participantes visando à melhoria dos procedimentos do PAE.