VW aposta no Gás Natural como combustível do futuro

A Volkswagen acredita que o gás natural comprimido (GNC) pode ser a maior revolução nos carros europeus desde a introdução dos motores diesel TDI em 1989. A marca tenciona introduzir um motor CNG em cada um dos modelos da sua gama à medida que um carro novo seja lançado.
Os seus motores a gás são comercializados como TGI e podem ser movidos a gás e a gasolina. O Golf  TGI BlueMotion foi o primeiro carro a receber o novo branding e o Golf Variant BlueMotion TGI vai seguir-lhe as pisadas no outono.
As próximas versões a (GNC) da VW vão chegar com as novas gerações do Passat  e do Polo
quando começarem a utilizar a plataforma MQB.
A vantagem do GNC é que produz menos cerca de 25% de emissões de CO2 em comparação com a gasolina. O GNC poderia ajudar as marcas a alcançarem as metas de 95g/km de emissões de CO2 da UE até 2020. Além disso, o desenvolvimento de um motor GNC é mais barato do que um híbrido, porque os motores a gás são baseados em motores a gasolina atuais.
A sua maior desvantagem é que se o metano não queimado for libertado para a atmosfera, tem um efeito de estufa 25 vezes superior ao CO2.
Os carros movidos a GNC ainda são um pequeno nicho na Europa, com uma quota de mercado de 0,7%. De acordo com a JATO Dynamics, 36.618 carros movidos a GNC foram vendidos na Europa nos primeiros cinco meses do ano, um aumento considerável relativamente às 29.901 unidades vendidas nos primeiros cinco meses de 2012.
Os modelos CNG mais vendidos na Europa são o Panda e o Punto.
Fonte: Autoviva Portugal / Abegás

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