A Copergás
Quem somos
A Companhia Pernambucana de Gás – Copergás foi criada em 17 de setembro de 1992, pela Lei Estadual 10.656/1991, e entrou em operação em 1994. É responsável pela odorização, canalização e distribuição do gás natural em Pernambuco, atendendo aos mercados industrial, residencial, comercial, veicular, de cogeração de energia e a Refinaria Abreu e Lima.
O volume total médio de gás natural distribuído pela Copergás chegou a 4,53 milhões m³/dia em 2021, o que a coloca como uma das quatro maiores concessionárias estaduais do Brasil. Também em 2021, a Companhia obteve um faturamento de R$ 2,16 bilhões, com lucro líquido de R$ 194,93 milhões e investimento de R$ 54,3 milhões.
Em 2012, a Copergás tornou-se a primeira distribuidora de gás natural do Brasil a conquistar a tríplice certificação no Sistema de Gestão Integrado (SGI), que reúne as normas ISO 9001 (Gestão de Qualidade), ISO 14001 (Gestão Ambiental) e OHSAS (Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho) – esta, hoje substituída pela ISO 45001. Desde então, a Companhia tem renovado anualmente a certificação.
Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, a Copergás é uma empresa de economia mista com capital fechado. Tem como sócios o Estado de Pernambuco, que possui 51% de suas ações ordinárias; a Norgás S.A., detentora de 24,5% das ações, e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, também com 24,5% das ações.
Diretoria
Felipe Valença
Diretor-presidenteRoberto Zanella
Diretor Técnico-ComercialTaciana Amaral
Diretora Administrativa-FinanceiraMissão
Distribuir o gás canalizado de forma ética e sustentável, econômica e ambientalmente, visando promover o desenvolvimento do Estado de Pernambuco, respeitando as relações com clientes e demais partes interessadas.
Visão
Estar presente nos municípios com maior potencial de consumo de energia, mantendo o equilíbrio entre investimentos e volume até 2029.
Valores
- Atuação ética, transparente e participativa;
- Desenvolvimento de uma equipe qualificada e comprometida com os resultados do negócio;
- Prevenção como regra para garantir um ambiente de trabalho seguro;
- A atenção, a criatividade e a inovação como meios para oferecer o melhor nível de serviço ao cliente;
- Compromisso de ser solidário e responsável internamente uns com os outros e externamente com a sociedade e o meio ambiente.