Notícias

Preço menor com novo sistema

JAMILLE COELHO  
Os empresários do segmento industrial de Pernambuco podem adquirir gás natural da Petrobras semanalmente através da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás). Com isso, os interessados podem solicitar o volume através da nova sistemática em busca de preços mais competitivos. “Nós coletaremos o pedido por até quatro semanas ao longo de todo o período de entrega do leilão. O prazo para o uso é de seis meses, mas o Take or Pay é de 100%, ou seja, o comprador terá que pagar todo o volume solicitado, ao contrário do que acontece nos leilões semestrais da Petrobras, onde o cliente adquire determinada quantidade e só tem que pagar 30% do pedido (Take or Pay)”, explicou o presidente da Copergás, Aldo Guedes.
Nos leilões semestrais, o gás pode ser adquirido com até 50% de desconto. A previsão dos representantes da companhia é de que a nova proposta reduza ainda mais o preço do produto. Segundo Guedes, o valor do metro cúbico será estabelecido com base no preço ofertado por cada cliente. “Só a partir daí é que a negociação começa a ser feita com a estatal, mas vale ressaltar que os clientes que oferecem um preço muito abaixo da média correm o risco de não serem contemplados”, esclareceu.
Para essa nova etapa, a Petrobras está ofertando 13 milhões de metros cúbicos de gás por dia para todo o País. Este volume é um excedente dos 22 milhões ofertados no último leilão da estatal, onde empresas adquiriram 6 milhões de metros cúbicos do produto. Os empresários podem solicitar os volumes à Copergás de segunda a quarta-feira (até as 16h). Na sexta-feira, a companhia informará às empresas quais os pedidos foram atendidos.
Fonte: Folha de Pernambuco – Economia – 24/03/2010

Pular para o conteúdo