Notícias

Gasoduto Olinda/Paulista entra em operação

            Um novo ramal da rede de gasodutos de Pernambuco está em operação desde o começo desta semana. É o gasoduto Olinda/Paulista, com 13,2 km de extensão e capacidade para receber, diariamente, um volume de gás natural estimado em 100 mil metros cúbicos, conforme dados da Gerência de Mercado e Tecnologias da Copergás.
            Com o gasoduto Olinda/Paulista as redes de distribuição dos municípios de Olinda e Paulista ficam interligadas, o que permite a Copergás atender às demandas de consumo nos setores Industrial e Veicular da região no entorno da rodovia PE-15. O gasoduto, em aço carbono, possui oito polegadas de diâmetro e resulta de um investimento de R$ 1,8 milhão realizado pela Copergás.
            De acordo com o diretor técnico-comercial da Copergás, Jailson Galvão, o funcionamento do Olinda/Paulista oferece maior volume de gás e melhor confiabilidade da rede para a região de abrangência do ramal. O potencial inicial de consumo da área fica em torno de 50 mil metros cúbicos/dia.
Do volume previsto para consumo pelo novo gasoduto, perto de 40 mil metros cúbicos/dia serão destinados para o setor Industrial. Os demais (10 mil) devem atender à demanda do setor Veicular com o fornecimento de GNV (Gás Natural Veicular) para três postos de combustíveis. Com a nova oferta, também será possível atender a outros segmentos.
A malha de gasodutos de Pernambuco conta com mais de 400 km atualmente e o Estado soma um consumo médio de gás natural por volta de 1 milhão de metros cúbicos/dia, que atendem aos setores Industrial, Comercial, Veicular, Residencial e  Cogeração. 
Fonte: Assessoria de Comunicação

Pular para o conteúdo