Copergás arremata gás em leilão
A Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) arrematou um volume de 200 mil m³/dia de gás, com desconto de 40%, durante leilão realizado pela Petrobras, na última quinta-feira. No pregão, a estatal vendeu 7,8 milhões de m³/dia de gás natural visando reduzir os preços para o consumidor. O volume corresponde a 78% dos 10 milhões de m³/dia ofertados. Todas as companhias distribuidoras de gás participaram e fizeram lances, convergindo para um preço que foi 38% menor do que o preço médio dos contratos de longo prazo.
De acordo com o diretor Técnico Comercial da Copergás, Jaílson Galvão, o volume arrematado foi o equivalente ao que a empresa pretendia para ofertar o produto à Pamesa, Cerâmica Porto Rico, MG Polímeros, MG Fibras, Tephani e a Corn Products. “Do total arrematado, cerca de 30 mil m3/dia será usado para o Gás Natural Veicular (GNV) e Gás Natural Comprimido (GNC). Com os 200 mil m³, a empresa supera a marca de 1,050 milhão de m³ ofertados diariamente”, contou.
Este é o 12º leilão realizado pela petrolífera, dos quais a Copergás participou de oito rodadas. De acordo com a assessoria da Petrobras, em abril entram em vigor os primeiros contratos de venda de gás formatados para atender ao mercado secundário, outra modalidade que disponibiliza para as indústrias volumes de gás que não estão sendo consumidos pelas usinas termelétricas.
Nesta nova dinâmica de mercado, conforme são conhecidos os despachos das termelétricas, a Petrobras confirma o direcionamento de volumes de gás para estes contratos, a preços competitivos em relação à alternativa do energético empregada nestas indústrias. Cerca de 2,5 milhões de m³/dia já estão contratados para operar nesta nova etapa do mercado secundário. (Jamille Coelho)
Fonte: Folha de Pernambuco / Economia / 26-03-2011