Notícias

Copergás e UFPE estudam alternativas para o Araripe

            Uma nova modalidade de emprego para o gás natural foi o tema do encontro ocorrido hoje, dia 28, entre a direção da Copergás e pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Trata-se do Gás Natural Adsortivo (GNA) que, entre suas vantagens, está o fato de poder ser armazenado em maior quantidade em ambientes fechados quando comparado com outros procedimentos de confinamento do energético.
            O estudo está em desenvolvimento no Departamento de Engenharia Química da UFPE e foi apresentado na reunião pelo professor César Abreu. O pesquisador explicou que pelo GNA é possível armazenar um volume 50% maior do combustível. O procedimento utiliza o carvão ativado como meio para transformação do gás. Com isso, também é possível reduzir o peso dos reservatórios para melhorar a operacionalização.
            O presidente da Copergás, Aldo Guedes, considerou o projeto de importância fundamental, principalmente como alternativa para levar o gás natural ao Sertão do Araripe. O produto poderá ser mais facilmente transportado por meio de carretas. “Precisamos montar um projeto piloto em parceria com outras distribuidoras e a Petrobras para avaliar o uso do GNA e seus benefícios”, destacou Guedes.
Para dar prosseguimento a tais parcerias ficou definido que haverá novas reuniões voltadas para o detalhamento do projeto junto aos possíveis parceiros. “Estamos dispostos a aprofundar as relações e levarmos em frente a iniciativa”, incentivou o presidente.  Atualmente, o Sertão do Araripe sofre com o desmatamento para uso da madeira como combustível. A Copergás espera usar o gás natural como solução ambientalmente mais apropriada para a região.
Fonte: Assessoria de Comunicação

Pular para o conteúdo