Notícias

Copergás entre as 300 melhores empresas do Brasil

360

A Companhia Pernambucana de Gás, mais uma vez, ganha destaque ao ocupar a segunda colocação entre as distribuidoras de gás natural, nas 300 melhores empresas do Brasil, na pesquisa da revista Época Negócios 360°. No ranking, a Copergás ocupa a posição 168, abaixo apenas da Comgás (SP) que ficou com a colocação 160. Na pontuação geral, a Copergás somou 278 pontos, a Comgás 281, a CEG Rio e a Gasmig (MG) chegaram juntas com 254 pontos.
A publicação avalia seis quesitos de gestão: desempenho financeiro, governança corporativa, capacidade de inovar, responsabilidade socioambiental, visão de futuro e práticas de RH. Em Pernambuco, fora a Copergás, apenas a Compesa, a Moura Dubeux e o grupo Ser Educacional, estão entre a relação das melhores. Nacionalmente, a pontuação da Copergás é superior a de grandes empresas como a construtora Camargo Correia, Latam, Vivo, Fiat, Petrobras, BNB e Claro.
Dos quesitos avaliados pela publicação, a melhor classificação da Copergás ficou com a capacidade de inovar, no 126º lugar. Logo em seguida vem governança corporativa, 133º e, desempenho financeiro, que ficou na 152º colocação. O levantamento foi realizado numa parceria da Época Negócios com a Fundação Dom Cabral.
Em desempenho financeiro a avaliação considerou os índices a partir de balanços das empresas. Para avaliar governança corporativa foram verificadas informações sobre formação de conselhos, comunicação, exigências legais e condutas nos negócios. Com relação aos quesitos de responsabilidade socioambiental, a pesquisa verificou as ações das empresas para evitar riscos ao meio ambiente e atitudes relacionadas a questões sociais. A visão do futuro observou o planejamento estratégico e ferramentas de gestão adotadas. Já em práticas de RH, foram pontuadas as formas de recrutamento, seleção e treinamento, além de cuidados com saúde e segurança no trabalho.
Em movimentação de gás natural, a Copergás registra a quarta colocação nacional e a primeira do Nordeste com um volume de 5,2 milhões de metros cúbicos/dia. Detentora de uma rede de quase 700km de gasodutos, a Copergás projeta investimentos de R$ 300 milhões até 2020.

Pular para o conteúdo