Notícias

Copergás inaugura Escolinha de futebol

Parceira do tetracampeão Ricardo Rocha, o projeto trabalha pelo combate ao uso de drogas, na comunidade de Peixinhos

Na quadra ou no campo do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente Norma Coelho – CAIC, onde acontecem os treinos da Escolinha de Futebol Copergás/Ricardo Rocha – Combatendo o crack, a opinião dos alunos é uníssona: “aqui estamos construindo uma família”.  Baseada neste propósito solidário,  a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) investe no trabalho que tem inauguração marcada para esta terça-feira (dia 12), às 9 horas, no CAIC de Peixinhos, em Olinda.
A Escolinha é coordenada pelo tetracampeão Ricardo Rocha e desperta para uma alternativa saudável de esporte e lazer. Participam 150 crianças e adolescentes, entre 10 e 17 anos, de ambos os sexos, da comunidade de Peixinhos e adjacências. A seleção contou com o apoio de famílias, escolas e associações comunitárias. “O programa busca reduzir a ociosidade de garotada, quando não está em sala de aula, dificultando assim, a proximidade com situações que levem ao uso de drogas”, explica o ex-jogador.
“A Copergás como uma empresa pernambucana e de destaque no mercado nacional, sendo a 4ª em distribuição de gás natural no Brasil, não poderia deixar de adotar ações de Responsabilidade Social, principalmente as voltadas para educação de crianças menos favorecidas”,  afirma o presidente Décio Padilha. Para o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, “Estamos contribuindo com a formação de cidadãos de bem. Nosso Governo tem o compromisso com a preservação do meio social e com a qualidade de vida do povo pernambucano.”
Ricardo Rocha avalia o campo de futebol como uma referência de cada lugar, com o qual os moradores se identificam e se relacionam de tal forma que culmina no cuidado, no respeito e na sua preservação fazendo parte da subjetividade e do patrimônio material e imaterial da população. Ele explica que o projeto também contempla a realização de palestras e reuniões com os pais dos estudantes,  com foco na educação e orientação de seus filhos.
Entre os principais requisitos para as crianças que querem participar do projeto, está a frequência e o bom rendimento escolar. “Queremos reforçar a ideia de que a disciplina, a vida saudável e o bom exemplo, valores que o esporte prega, podem mudar a realidade social e os objetivos de vida”, completa Rocha. “A gente se diverte muito e  os professores nos ajudam em diversas situações. Eu também quero ser um craque de futebol, mas num é só isso, quero ser um bom filho e um bom homem”, afirma o aluno David Amorim, 16 anos.
Como parceira, a Copergás garante mensalmente os custos do projeto, que também contempla apoio pedagógico, material de treinamento e uniformes. Os treinos ocorrem nos dois turnos, para os alunos do Caic de Peixinhos. Pela manhã, participam os alunos que estudam à tarde e, no turno da tarde, os estão na escola pela manhã. O convênio tem duração de um ano, com possibilidade de renovação.

Pular para o conteúdo