Notícias

DISTRIBUIÇÃO DE GÁS NATURAL CANALIZADO AVANÇA EM PERNAMBUCO

Copergás aponta os benefícios do produto como o maior indutor da expansão

O recente desabastecimento dos combustíveis provocou uma reação uníssona dos brasileiros e dos pernambucanos, de modo geral. O contato mais próximo com o produto, associado às largas vantagens da utilização, está aquecendo o mercado de distribuição de Gás Natural, não apenas no segmento veicular,  mas também no comercial, residencial e indústrias. Só no GNV, dados da Companhia Pernambucana de Gás – Copergás apontam para um aumento médio de 50% na procura de instalação nos kits de 5ª Geração, nas revendedoras credenciadas. O volume de distribuição do produto cresceu em 18%, nos últimos dez dias. “Não estamos dando conta para atender a demanda. Para nós,  o número de instalações de kits para o GNV mais que triplicou”, ressaltou Eimar Moraes, proprietário da Via Gás, no Varadouro – Olinda.
A disponibilidade a e segurança do Gás Natural  são atributos que estão atraindo os pernambucanos que, mesmo atravessando dificuldades, contam com a garantia de utilização da comodidade e economia de um produto que não oferece riscos ou  interrupções, até porque, o gás natural  é distribuído através dos gasodutos (de forma canalizada) e não depende de transportes na locomoção.
O trabalho também é resultado da busca da Copergás por processos inovadores, sistemas mais modernos e tecnologia de ponta, que já trazem para Pernambuco uma rede de gasodutos de mais de 800 km, em 28 municípios do estado, na distribuição do combustível para hotéis, hospitais, shopping centers, bares, restaurantes, padarias, lanchonetes, clubes, academias, lavanderias e aeroportos, além de residências, veículos, indústrias e termoelétrica.

Para minimizar ou prevenir os impactos provocados por qualquer situação, seja  por alta dos preços ou  falta dos combustíveis líquidos, o gás natural veicular (GNV) por exemplo, já é um forte aliado dos pernambucanos. “Presente em 67 postos do estado, o GNV tem seu fornecimento ininterrupto  e  oferece diversas vantagens, entre elas a economia média de 55% em relação aos outros combustíveis”, assegura o diretor presidente da Companhia Pernambucana de Gás – Copergás, Roberto Fontelles.
O segmento industrial pernambucano é outro flanco que consome uma média superior a 1 (um) milhão de m³/dia de gás natural, representado por 97 empreendimentos de diversos setores. O segmento residencial já contabiliza mais de 33 mil clientes e outros 440, no segmento comercial. “A companhia desempenha ações que priorizam atender necessidades e satisfazer às expectativas de seus clientes. Nesse sentido, estamos disponibilizando recursos materiais, por meio de investimentos financeiros e humanos, que beneficiam a sociedade”, ressalta o diretor Técnico Comercial, José Waldir Ferrari.
O Uso do Gás e seus Benefícios:
O Gás Natural é um combustível limpo que gera baixíssima emissão de poluentes e melhora sensivelmente as condições ambientais, contribuindo para redução do efeito estufa. Usado em larga escala em vários países desde 1920, quando se tornou viável a construção de gasodutos para grandes distâncias. No Brasil, a sua distribuição para indústrias de fertilizantes e para alguns polos industriais é feita desde 1962. Assim como o petróleo, é um combustível fóssil, composto por uma mistura de hidrocarbonetos leves, e em sua maior parte por metano.
Extraído de reservatórios profundos do subsolo, sua unidade básica de medida é o metro cúbico (m³), nas condições de base de 20˚ C de temperatura e pressão de uma atmosfera absoluta, sendo que a energia produzida pela combustão é usualmente medida em kcal/m³ (quilocalorias/metro cúbico). As características físico-químicas do Gás Natural permitem que ele seja utilizado como combustível para o comércio, residências, indústrias e veículos, também é possível para gerar calor ou frio, para aquecimento de água ou geração de vapor, na climatização de ambientes e produção de energia elétrica, substituindo com grandes vantagens: o óleo combustível, o óleo diesel, o óleo de xisto, a lenha, a biomassa e o carvão.
Distribuição e segurança – O Gás Natural é distribuído através de dutos subterrâneos (PEAD – Polietileno de Alta Densidade ou em Aço-Carbono). Sua operação garante que não haja interrupção no fornecimento, mesmo em caso de acidente ou manutenção da rede.