Notícias

Gás natural chega ao Sertão pernambucano

     Começa, hoje, uma nova etapa para o desenvolvimento econômico e ambiental da região do Araripe. A Copergás inicia, por meio de carretas, o fornecimento de gás natural para o município de Araripina, a 690 km do Recife. É o primeiro fornecimento do combustível para a região, dentro das ações de interiorização adotadas pelo Governo de Pernambuco. Com o abastecimento do Sertão do Araripe, a Copergás coloca em operação da Central de Distribuição de Gás Natural Comprimido (GNC) instalada pela Companhia no Polo Industrial de Caruaru, Agreste do Estado.
     O carregamento inicial vai atender à demanda de 5 mil metros cúbicos de gás natural da indústria Gesso Forte. Com este volume, o gás natural servirá para queima direta dos fornos do empreendimento. Este consumo consiste na fase de testes para o combustível aplicado no polo gesseiro. Posteriormente, mais duas indústrias, a SM Gesso e a Super Gesso, passarão a receber o produto, o que vai elevar o volume consumido para uma média de 10 mil metros cúbicos/dia.  A expectativa da Copergás é expandir o consumo para outros empreendimentos do Araripe e região, atingindo até 2014 mais de 100 mil metros cúbicos/dia.
     O uso do gás natural no Polo Gesseiro do Araripe é uma reivindicação antiga da cadeia produtiva local e das organizações ambientais. A região enfrenta sérios problemas devido ao desmatamento para obtenção de lenha destinada à queima nos fornos. Para o presidente da Copergás, Aldo Guedes, a chegada do gás natural vai promover mais desenvolvimento à localidade por ser um produto economicamente competitivo, seguro e que contribui para a preservação ambiental.
     Guedes também salienta que como medida de incentivo ao uso do gás natural, o governador Eduardo Campos isentou de ICMS todo o gás natural para uso industrial utilizado na região. “Com a iniciativa, o produto passa a ser um componente importante para atração de novos negócios, além da manutenção e ampliação de vagas de trabalho, o que vai permitir o fortalecimento da economia e a expansão do desenvolvimento atualmente vivido por Pernambuco”, considera o presidente.
Reservas – Araripina é a maior cidade do Polo Gesseiro de Pernambuco, considerado o mais importante do Brasil. Somente o município responde por 95% de todo o gesso utilizado no país e 40% das reservas mundiais. Com uma área de 1.847.470 km2, Araripina possui uma população de 77,3 mil habitantes, de acordo com o IBGE/2010. Conforme dados, também do IBGE, datados de 2008, o PIB da localidade é de R$ 313,9 mil com um IDH de 0,69 (PNUD/2000), classificado como médio. Integram ainda o município sete distritos e, na área educacional, conta com seis instituições de ensino superior.
     Em Pernambuco, o gás natural é utilizado no segmento industrial, veicular, comercial, residencial, geração e cogeração. Atualmente, o consumo médio no Estado fica em torno de 1 milhão de metros cúbicos/dia. Este volume é distribuído por uma rede de gasodutos composta por mais de 450 km, uma das maiores do Nordeste, que atende à Região Metropolitana do Recife e avança pelo interior por meio do gasoduto Recife/Caruaru que liga a Capital ao Agreste do Estado.
Fonte: Assessoria de Comunicação