Notícias

Indústrias terão gás mais barato

Solicitação do novo formato partiu da Copergás e foi autorizada pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Pernambuco (Arpe).
André Clemente
     Grandes indústrias em implantação no Estado terão tarifas mais baratas no consumo de gás comercializado pela Copergás. Fiat, PetroquímicaSuape e Companhia Brasileira de Vidros Planos (CBVP), por exemplo, serão beneficiadas pela reestruturação da tabela tarifária industrial da empresa, que acrescentou quatro novas faixas de consumo, para volumes comercializados acima do que é gerido atualmente.
     “Os três grupos vão elevar o consumo de gás nas indústrias do Estado em 50%. Juntas, as unidades vão exigir mais de 500 mil metros cúbicos (m³) por dia, sendo 230 mil m³/dia pela PetroquímicaSuape, 150 mil m³/dia pela Fiat e 130 mil m³/dia pela CBVP”, disse o diretor Técnico Comercial da Copergás, Jailson Galvão. “Para se ter ideia, em todo o mercado pernambucano não termelétrico, são comercializados um milhão de m³ de gás por dia”, acrescentou, citando que somente a Termopernambuco consome 2,15 milhões de m³ de gás por dia.
     A solicitação do novo formato partiu da Copergás e foi autorizada pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Pernambuco (Arpe), que publicou a decisão no Diário Oficial do Estado da última terça-feira. Agora, a política de preço reduz a tarifa conforme aumenta o volume comercializado. A oitava faixa, a última do antigo formato tarifário (de 125 mil m³/dia até 150 mil m³/dia de volume), está submetida à tarifa de R$ 0,84. Os quatro novos blocos que variam de 150 mil m³/dia a acima de 225 m³/dia em consumo, têm tarifa média de R$ 0,81 por m³ de gás consumido por dia. “Isso possibilita um ganho em escala. A tarifa é mais baixa, mas o consumo é consideravelmente maior”, justificou.
     Segundo o diretor de Regulação Econômico-Financeira da Arpe, Hélio Lopes, não se trata de reajustes de tarifa. “A medida é uma antecipação para os negócios a serem inaugurados nos próximos anos”, esclareceu. “O último reajuste do consumo de gás no Estado e aprovado pela Arpe ocorreu em fevereiro, de 2,39%”, lembrou.
Convênio
     Fiat, Governo de Pernambuco, Copergás e Sindicato dos taxistas de Pernambuco (Sindtaxipe) vão firmar convênio para renovar a frota de carros a gás. A Fiat apresenta amanhã a versão tetrafuel do Grand Siena, que sai da fábrica adaptado para gás e será vendido com desconto para os taxistas, renovando a frota de táxis movidos a gás natural para a Copa do Mundo. O Governo do Estado vai promover a isenção do ICMS do Gás Veicular Natural (GNV), beneficiando cerca de 3,5 mil taxistas.
Fonte: Folha de Pernambuco – Economia – 16/08/2012

Pular para o conteúdo