Notícias

Mais gás natural na indústria

Novo consumidor industrial para a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), logo no começo do ano. Líder nacional do mercado de fabricação de produtos para armazenamento de água, a Fortelev, localizada no Cabo de Santo Agostinho, iniciou o consumo de gás natural, terça-feira (dia 2), com uma média, de dois mil metros cúbicos/dia. Até o final de 2017 a previsão é quadruplicar o fornecimento atingindo oito mil metros cúbicos/dia.
Para atender à Fortelev, a Copergás realizou um investimento de R$ 185 mil na construção de ramal com cerca de 100 metros e instalações da Estação Redutora de Pressão e Medição (ERPM), nas dependências da indústria. A fabricante vai empregar o gás natural nos fornos de rotomontagem, que modelam os produtos, confeccionados em polietileno. A unidade pernambucana vai produzir inicialmente caixas d’água.
 Praticidade e economia
O presidente da Copergás, Décio Padilha, explica que até o primeiro fornecimento, a indústria faz uso do gás natural comprimido (GNC). “A mudança ocorre por causa das vantagens econômicas, além da praticidade por garantir fornecimento contínuo”, define Padilha.
Com a Fortelev, Pernambuco passa a contar com 92 indústrias utilizando o gás natural. Ainda no primeiro semestre deste ano já estão confirmados o fornecimento para o Lafepe (Laboratório Farmacêutico de Pernambuco) e a Paudalho Agropecuária. A movimentação média atual de gás natural em Pernambuco é de 4,8 milhões de metros cúbicos/dia para uso termelétrico, não térmico e para a Refinaria Abreu e Lima.
A Fortelev foi fundada em 1989 e atualmente é a maior produtora de equipamentos para armazenamento de água do Brasil com atuação em todo território nacional e fora dele. Foi pioneira na utilização do polietileno na fabricação de produtos e mantém unidades, além de Pernambuco, no Espirito Santo, Bahia, São Paulo e Santa Catarina.

Pular para o conteúdo