Notícias

PE disputa terminal de GNL

Em meio à agenda no Rio de Janeiro e no Distrito Federal, um dos temas discutidos pelo governador Eduardo Campos com a presidente da BR Distribuidora, Maria das Graças Foster, foi a possível instalação do primeiro terminal fixo de Gás Natural Liquefeito (GNL) do País, em Suape. De acordo com o presidente da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), Aldo Guedes, que acompanhou o governador, a conversa foi bastante positiva.
“A presidente declarou que, no entendimento da Petrobras, o Complexo Portuário Industrial de Suape é um dos pontos mais fortes e estratégicos para a instalação do terminal fixo de GNL. Maria das Graças disse ainda que o terminal pode vir a ser um grande exportador de gás natural para estados vizinhos. A instalação do terminal atenderá a demanda de Pernambuco, como, por exemplo, a Refinaria Abreu e Lima, o Estaleiro Atlântico Sul, os pólos farmacoquímico e petroquímico e outros que estão por vir, como o segundo estaleiro e a siderúrgica”, enfatizou Guedes.
A proposta apresentada pelo Estado será analisada pela BR Distribuidora e, até o final do ano, haverá uma resposta se o terminal será ou não instalado em Suape. Estão disputando o empreendimento – que custará US$ 500 milhões -, os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul mas, segundo Guedes, Pernambuco está no páreo para vencer a concorrência. Hoje, existem dois terminais móveis no País: um na Baía de Guanabara (RJ) e outro no Porto de Pecém (CE). “Na próxima segunda-feira, estaremos protocolando na Petrobras uma carta para mostrar os incentivos que o Estado poderá disponibilizar para a instalação do terminal de GNL”, comemorou.
O terminal vai operar com capacidade máxima de produção de 10 milhões de metros cúbicos por dia e, caso seja aprovada, sua instalação em Suape ocupará um área de 4 mil hectares. Segundo a assessoria do governador, a Refinaria Abreu e Lima protocolou pedido para utilizar diariamente 2 milhões de metros cúbicos, a partir de maio de 2011.
Fonte: Folha De Pernambuco / Economia

Pular para o conteúdo