Notícias

Pernambuco amplia opções para transportar gás natural ao interior

         A Copergás firmou, hoje (5), mais um contrato para transporte de Gás Natural Comprimido (GNC) voltado para abastecer o interior de Pernambuco por meio de carretas. Desta vez, a assinatura foi com a CDGN (Companhia Distribuidora de Gás Natural), que vai direcionar sua atuação para a região do Araripe. A distribuidora vai utilizar como base de abastecimento a Central de Distribuição de Gás Natural Comprimido da Copergás,  instalada no município de Caruaru, Agreste do Estado.
            Para o presidente da Copergás, Aldo Guedes, o aumento nas opções de transporte de gás natural é a alternativa mais viável para combater o desmatamento na região do Araripe. “Nossa meta é trocar a matriz energética atual por um produto mais limpo, como o gás natural”, explica. Para Guedes, o mercado é próspero e existe boa vontade do Governo estadual para alavancar o consumo.
            Ainda conforme o presidente, além da garantia de um preço mais competitivo, a oferta do gás natural para a região do Araripe é um investimento que contribui para a manutenção da mão-de-obra no interior. Ele lembrou, também, que já está reservada em Caruaru uma área de dois hectares para erguer uma Central de GNL (Gás Natural Liquefeito).
            Investimentos – O diretor técnico-comercial da CDGN, Carlos Sanches, esclareceu que está previsto um prazo de até 90 dias para iniciar as atividades. Os investimentos da empresa chegam a R$ 3 milhões para colocar em funcionamento o sistema por meio da Central de Caruaru. A primeira iniciativa neste sentido é a prospecção do mercado e a construção da base seguida do licenciamento.
A Central de Distribuição de GNC de Caruaru ocupa uma área de 24 mil metros quadrados do distrito industrial do município. O espaço possui três estações com capacidade para carregar seis carretas simultaneamente. A Central possui capacidade de transportar até 30 mil metros cúbicos de gás natural por hora.
            Pernambuco possui, atualmente, mais de 400km de gasodutos e um consumo médio em torno de 1 milhão de metros cúbicos/dia, que atende aos segmentos Industrial, Veicular, Comercial, Residencial e Cogeração. O primeiro contrato de transporte de GNC foi firmado entre a Copergás e a White Martins, em julho deste ano.
Fonte: Assessoria de Comunicação

Pular para o conteúdo