Notícias

Presidente da Copergás eleito como representante do Nordeste na Abegás

                                                             Participantes da 99ª Assembleia Extraordinária de Abegás, no Recife

O presidente da Copergás, André Campos, foi eleito como o representante do Nordeste no Conselho de Administração da Abegás (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado). O nome dele foi homologado na Assembleia Extraordinária realizada pela entidade no Recife, quinta-feira (18) e sexta-feira (19).

Participaram presidentes e representantes das concessionárias de gás natural do País. O evento contou com as presenças também do presidente da Commit Gás, Renato Fontalva, do presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon, e do presidente do Conselho de Administração da entidade, Hugo Figueirêdo.

Os participantes debateram temas referentes à atuação da Abegás e ao mercado de gás natural no Brasil, como a definição da próxima Assembleia (no Rio, em novembro) e a articulação com a Frente Parlamentar para o Desenvolvimento do Petróleo e Energias Renováveis, iniciativa do Congresso que reúne parlamentares e produtores do setor.

Interiorização do gás

A Copergás, a anfitriã do evento, fez uma apresentação na abertura, sob o tema “A interiorização do gás natural em Pernambuco”.  O coordenador da GDIS, Anderson Andrade, apresentou os números da expansão da Companhia no Estado, e o presidente André Campos pontuou os pontos principais de cada projeto.

“Nosso gasoduto já chega até Belo Jardim, no Agreste, a cerca de 180 km do Recife.  A próxima etapa será de ampliação será Escada, na Zona da Mata. E já iniciamos estudos para chegarmos a Arcoverde, porta de entrada do Sertão de Pernambuco, e a Araripina, no Sertão do Araripe”, disse André. “Aonde não chegamos com o gasoduto, chegamos com o projeto de Rede Local, que já foi implantado em Petrolina, no Sertão do São Francisco, e em Garanhuns, no Agreste Meridional”, completou ele.

Como exemplo dos bons números da interiorização do gás natural, André citou o caso do Posto Capital do Forró, em Caruaru, que está com um consumo de GNV de cerca de 12 mil m³/dia, o maior do Estado. “Caruaru é atendida pelo nosso gasoduto principal. Em Petrolina, com o modelo de Rede Local, o posto também está entre os de maior consumo de GNV do Estado. A ampliação da interiorização do gás, que foi uma meta estabelecida pelo governador Paulo Câmara, atende os segmentos industrial, residencial, comercial e de GNV”, afirmou André.

Atualmente, a Copergás possui cerca de 70 mil clientes e uma rede de gasodutos de mais de 1 mil quilômetros. A Companhia é a quarta do Brasil, em distribuição do combustível, e tem aumentado cada vez mais seu peso nacional – a realização de uma Assembleia da Abegás no Recife é um dos exemplos disso.

“A Copergás tem desempenhado um papel extraordinário no desenvolvimento do mercado de gás natural em Pernambuco. É um exemplo reconhecido por todos nós, de crescimento consolidado”, destacou o presidente do Conselho de Administração da Abegás, Hugo Figueirêdo.

Brennand

As decisões da Assembleia foram tomadas na quinta-feira. No dia seguinte, a programação constou de uma visita à Oficina Cerâmica Francisco Brennand, um dos espaços culturais e artísticos mais importantes do Brasil, localizado no bairro da Várzea, no Recife. O local é patrocinado pela Copergás e a cerâmica é um dos clientes industriais da Companhia.

Os visitantes conheceram o Complexo, que tem cerca de 15 km², e apreciaram as obras de Brennand, artista pernambucano morto em 2019. Hugo Figueirêdo considerou “impressionante” o espaço da Oficina Cerâmica. “Esta Oficina mostra a importância que tem a cultura genuinamente nordestina, criada aqui e difundida para o mundo todo. Brennand é um artista conhecido mundialmente. E saber que parte do que está sendo mantido aqui tem o apoio da Copergás nos deixa muito confortáveis, porque vemos uma concessionária de gás contribuindo para a perpetuação dessa cultura”, afirmou ele.

Pular para o conteúdo